Notícias

Busca

MATRA
Meio ambiente

Ranking ambiental do Estado de São Paulo coloca Marília na 28ª posição no grupo 4 (126º no geral). O Município perdeu pontos em relação ao ano passado.

21 de dezembro de 2023 - 10:44

Um levantamento divulgado na última terça-feira (19) pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA) coloca Marília na 28ª colocação do ranking ambiental paulista, entre as cidades com 100 e 500 mil habitantes. Mas na classificação geral Marília ficou em 126º lugar e não recebeu certificação. Na comparação com o ano passado o município ainda perdeu pontos, passando de 87,16 pontos em 2022 para  71 em 2023.

Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A pasta estadual distribuiu certificações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município.

Com pontuação mais baixa que no ano passado, Marília foi classificada na categoria ‘Qualificado I’. O programa é importante para preparar as cidades para uma economia verde, contribuindo para acelerar as metas de neutralização das emissões de carbono até 2050.

O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, buscando alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

 

*Fonte: Marília Notícia.

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos