Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

Semana da Transparência: “Aquilo que não traz utilidade ao enxame, tampouco é útil à abelha”

*Frase de Marco Aurélio, Imperador Romano e Filósofo – 161 a 180 d.C. ler

08 de outubro de 2023 - 06:00

A frase que destacamos no título deste artigo, foi citada pela Dra. Sávia Rodrigues, Advogada da União, no encerramento da palestra ministrada por ela no UNIVEM, sobre o tema Governança Pública, durante a já tradicional SEMANA JURÍDICA dessa importante instituição. Palestra que também integrou as comemorações da segunda SEMANA DA TRANSPARÊNCIA – incluída no calendário oficial do Município -, que a MATRA vem promovendo.

É importante assinalar que tal frase nos faz refletir sobre o nosso papel, enquanto cidadãos, na construção de uma sociedade mais justa, uma cidade desenvolvida e em harmonia com o meio ambiente ao mesmo tempo, um estado próspero e um país focado no interesse público. Mais de mil e oitocentos anos se passaram desde que o imperador romano propôs esta reflexão e, ainda hoje, temos dificuldade em pensar no coletivo (no enxame), tentados, diariamente que somos, a primeiro satisfazer aos anseios individuais (da abelha), quando, na verdade, se aquilo que está sendo feito não for bom para a sociedade como um todo, também não será para o indivíduo – mesmo que este demore a perceber isso.

“Nós, cidadãos, podemos contribuir de diversas formas na construção da governança pública onde vivemos, participar dos Conselhos Municipais é uma delas. Mas, um pai de família que vê um problema de gestão na escola que o seu filho frequenta, ou problemas em um hospital público, de imediato já pode fazer sugestões, trazer ideias e pode também se candidatar como voluntário, porque nós, muitas vezes, esperamos que alguém faça. Existe um texto, inclusive, que diz que alguém deve fazer, mas ninguém faz, porque espera de todo mundo. E nesse círculo vicioso, de um esperando pela iniciativa do outro, não acontece nada”, disse a Dra. Sávia, em entrevista para a MATRA.

Os desafios são enormes na implantação da governança pública de fato nos municípios, mas os gestores precisam sair do teórico e partir para o prático imediatamente, afirmou a Advogada Geral da União na palestra: “isso não significa que se vai acertar 100%, mas é na construção e na avaliação inclusive dos possíveis erros que se aprimora. É melhor cometer alguns erros no início do que não começar. Outro conselho que eu daria é partir do mais simples para o mais complexo. O que é possível de implementar hoje? Todo o valor precisa sair da teoria para a prática”, concluiu a Dra. Sávia Rodrigues.

O auditório do UNIVEM ficou lotado durante a palestra. Pessoas de diversos segmentos da sociedade e muitos estudantes do curso de Direto do Centro Universitário, puderam conhecer melhor, não apenas o conceito de governança pública, mas também o trabalho realizado voluntariamente pela MATRA há quase 20 anos. “É muito importante a gente participar. E agora eu estou sabendo como as coisas devem funcionar de fato no Poder Público e ainda que existe uma instituição como a MATRA que fiscaliza voluntariamente tudo isso”, disse a estudante Suelen da Silva.

“A Dra. Sávia apresentou os aspectos fundamentais da governança, um dos temas mais modernos e importantes da atualidade, porque trata daquele que vai administrar o dinheiro do povo. Administrar de forma honesta, proba, ordenada e estruturada, como a sociedade como um todo espera. E para nós é motivo de orgulho receber esse evento durante a nossa Semana Jurídica, que já está na 40ª edição”, afirmou o Dr. Teófilo Marcelo Leão Júnior, Coordenador do Curso de Direto do UNIVEM.

E a segunda SEMANA MUNICIPAL DA TRANSPARÊNCIA, PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO, igualmente foi um sucesso! Na abertura do evento, na última segunda-feira, dia 02, o Dr. Jéfferson Aparecido Dias, Procurador da República e Professor da Unimar, em palestra ministrada no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), também falou sobre o papel dos Conselhos Municipais. “Eventos como este permitem que nós exercitemos a democracia. A maioria dos problemas que a democracia nos apresenta serão solucionados não com menos democracia, mas com mais democracia e isso, com certeza, envolve os Conselhos, sejam eles Municipais, Estaduais ou Federais. É preciso que nós deixemos de ser apenas aquele cidadão que vota de tempos em tempos, para ser um cidadão que participa da gestão pública, da deliberação pública, ou seja, que participa do caminho que segue o Poder Público”, ressaltou o Dr. Jéfferson Dias.

“Nós sempre lutamos por políticas públicas eficientes e os Conselheiros precisam estar preparados para esse desafio. Por isso, momentos como este, de qualificação são tão importantes para o desenvolvimento da cidade como um todo”, destacou Sônia Custódio, integrante dos Conselhos Municipais da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência.

“Eu tirei muito proveito das palestras e vou levar as informações para as pessoas que eu conheço. Eu acho que é obrigação do cidadão estar presente, se informar e ajudar na construção da cidade que queremos para os nossos filhos, netos, etc. Eu achei muito bom ter participado e esclareci muitas dúvidas, disse Nézio Santana, integrante do COMUS (Conselho Municipal da Saúde), que também participou da Semana da Transparência.

Para a MATRA é motivo de extrema satisfação ajudar na construção de uma Marília melhor para todos. “O mais importante foi alertar, principalmente a juventude que participou em peso no UNIVEM, sobre a importância da participação do cidadão na cobrança da gestão pública, disse José Geraldo Garla, Vice-presidente da MATRA. “A Semana da Transparência está incluída no calendário oficial do Município e precisamos ter em mente que a cidadania é um fundamento do Estado Brasileiro, portanto, sem ela, o Estado Democrático de Direito rui. A meta é envolver cada vez mais pessoas, escolas e segmentos da sociedade para que esta semana seja, de fato, uma festa da democracia e da cidadania”, completou o Dr. Júlio da Costa Barros, integrante do Corpo Jurídico da MATRA.

“Tivemos duas grandes palestras e uma boa participação da sociedade. A gente sabe que na democracia sempre vai haver divergência, o importante é você respeitar as opiniões divergentes e ter sempre em mente o interesse público. Uma das coisas que eu mais gostei foi o fato do nome da MATRA ter sido citado várias vezes, de modo a estimular as pessoas a participarem ativamente do que chamamos de controle social. No UNIVEM, por exemplo, teve um público muito grande de jovens acompanhando e é deles que vem a perspectiva de um futuro melhor para todos nós”, afirmou Edgar Cândido Ferreira, 2º Tesoureiro da MATRA.

Fique atento cidadão e conte com a MATRA, porque Marília tem dono: VOCÊ!

*Veja a seguir a galeria de fotos da II Semana da Transparência.

*Fotos: Fábio Rosa (Assessoria MATRA).

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

PRIMEIRA SEMANA DA TRANSPARÊNCIA MARCA INÍCIO DE UMA NOVA ETAPA NA ATIVIDADE DO CONTROLE SOCIAL EM MARÍLIA

VEM AÍ… SEGUNDA SEMANA DA TRANSPARÊNCIA DE MARÍLIA. A MATRA CONVIDA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR!

ADVOGADA DA UNIÃO, QUE VAI PARTICIPAR DA II SEMANA DA TRANSPARÊNCIA DE MARÍLIA, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA PÚBLICA

MATRA REALIZA A PRIMEIRA SEMANA DA TRANSPARÊNCIA E CONVIDA A SOCIEDADE PARA PARTICIPAR

 

Comentários

Mais vistos