Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

CAMPANHA CONTRA A CONCESSÃO DO DAEM COLETA ASSINATURAS PELA INTERNET ATÉ O DIA 30

Além da MATRA, oito associações de moradores estão envolvidas no abaixo-assinado. Participe! ler

27 de novembro de 2022 - 06:00

Chamou a atenção no final de semana passado, uma ação de coleta de assinaturas no centro da cidade contra a concessão do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília).

A iniciativa da MATRA e de mais oito associações de moradores, repercutiu na imprensa e alertou a sociedade sobre o assunto. “Muita gente nem tomou conhecimento da proposta de concessão, o que é preocupante, porque se a sociedade demorar para acordar será tarde demais”, disse Walter Freitas, Presidente da MATRA, que lembrou que a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado pode ser feita virtualmente até a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, por meio do link (https://chng.it/Rrtp8wYR).

“A proposta de concessão do DAEM não foi amplamente discutida como deveria e foi aprovada muito rápido pelos vereadores na Câmara Municipal. Inclusive as duas audiências públicas, que foram realizadas já depois da aprovação do projeto na Câmara, também foram feitas de forma relâmpago e em horário comercial, ou seja, quando as pessoas estão trabalhando e não poderiam participar, sem a possibilidade de discussão”, acrescentou o Presidente da MATRA que constatou durante a ação de coleta de assinaturas que a maioria dos moradores é contra a concessão, privatização ou venda do DAEM: “Durante as quatro horas que ficamos na rua nove de julho reunimos mais de setecentas assinaturas, o que corresponde a três assinaturas por minuto! Se tivéssemos mais tempo para trabalhar em outros dias e percorrer os bairros da cidade, certamente o número de assinaturas de pessoas contrárias à concessão do DAEM seria enorme, porque várias pessoas fizeram questão de assinar o abaixo-assinado”.

Foi o caso da Dircelina Bueno Braga, dona de casa, que mora no Jardim Esmeralda, na zona leste. Ao assinar o abaixo-assinado ela disse: “o DAEM é dos moradores de Marília não pode ser vendido! Não podemos deixar que isso aconteça”.

Opinião compartilhada por pessoas de diferentes regiões da cidade: “o que eu estou percebendo é que as pessoas realmente não querem que ocorra essa concessão, porque nós sabemos o valor da água, então as pessoas sabem o que é importante para a vida delas”, disse a Aparecida de Fátima Guidolin, Presidente da Associação de Moradores do bairro Figueirinha e adjacências, na zona norte. “É agora ou nunca! Nós precisamos lutar pelos nossos direitos! O DAEM não pode ser concedido contra a vontade da população”, completou.

Outras pessoas demonstraram preocupação com a proposta: “Eu estou preocupada com a venda do DAEM, assinei mesmo e vou chamar as minhas amigas para assinarem esse abaixo-assinado também. O povo tem que se manifestar, não podemos aceitar tudo calados. Dá para assinar pela internet também, não custa nada”, falou a cabeleireira Ivete da Silva Carvalho de Souza.

O recolhimento das assinaturas será feito até o dia 30 (quarta-feira), por meio do link disponível acima e por voluntários que continuam com listas nas oito associações de moradores unidas nesta causa. Em seguida a MATRA fará o encaminhamento do material para a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Ministério Público.

“Pelas justificativas apresentadas pela Administração Municipal ficou bem claro que o que falta no DAEM é gestão. Agora, Passar o DAEM para o setor privado sem nenhuma satisfação razoável à população é um absurdo. Cadê o balancete que aponta que o DAEM é inviável? Quanto vale o seu patrimônio? Quais são as receitas e despesas do DAEM? É isso que o Prefeito precisa apresentar para a população”, afirmou Darcy Bueno da Silva, integrante da MATRA e Presidente da Sociedade Comunitária dos Amigos e Moradores do Prolongamento Palmital, na zona norte. E ele completou: “assim que as pessoas tomam conhecimento do que está acontecendo elas querem assinar. Não queremos vender o nosso patrimônio, nós queremos que o DAEM seja bem administrado para o bem de todos”.

Participe! Entre no site da MATRA e assine o abaixo-assinado virtual. Porque Marília e o DAEM tem dono: VOCÊ!

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

DAEM: O dilema entre a governança e a governabilidade. II

COLETA DE ASSINATURAS REPERCUTE NA IMPRENSA E POPULAÇÃO DEMONSTRA INSATISFAÇÃO COM A PROPOSTA DE CONCESSÃO DO DAEM

A CONCESSÃO DO DAEM E A FARSA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM MARÍLIA

Comentários

Mais vistos