Notícias

Busca

MATRA

MARÍLIA ENTRE AS PIORES CIDADES NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

15 de dezembro de 2017 - 09:26

Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Novo Horizonte lidera o ranking dos municípios do Programa “Município VerdeAzul” (PMVA). O município, do norte paulista, obteve 97,45 de pontuação. Na segunda colocação ficou Fernandópolis, com 96,22 e, em terceiro, o município de Pederneiras, com 94,61.

“O PMVA tornou-se uma política pública que conseguiu a adesão de mais de 600 prefeitos. Meu sonho é que os 5 mil municípios do país descubram esse programa. Desde sua criação, há 10 anos, o Município VerdeAzul mudou a qualidade ambiental de milhões de pessoas”, afirmou Maurício Brusadin, secretário estadual do Meio Ambiente.

No mesmo tom do secretário, o vice-governador Márcio França ressaltou que, “as coisas que duram mais tempo tendem a ser mais bem realizadas. Os 10 anos do PMVA virou marca de credibilidade e temos que exportá-lo para todo o Brasil”, disse.

O anuncio dos municípios premiados foi realizada na última quarta-feira (13/12) no Palácio Bandeirantes, na capital. Este foi um ano agitado para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

Para o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, “a intenção do novo critério, as pré-certificações, foi o de estimular os municípios que não haviam conseguido uma boa pontuação na primeira fase do programa, além de divulgar os que começaram bem e continuam com uma boa performance”.

O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Veja na tabela a seguir o desempenho da cidade de Marília na avaliação (por categoria):

MARILIA-INDICE-AMBIENTE

O Município de Marília Ficou em 299º lugar dentre as cidades paulistas classificadas para o projeto que perfila o Ranking Ambiental de 2017, no Estado de São Paulo. A cidade apresentou índices sofríveis e revelou um péssimo cuidado com a natureza. A nota final do Município vem caindo com mais intensidade desde 2014, com destaque negativo para os índices referentes a “esgoto tratado”, “arborização urbana”, “qualidade do ar” e “gestão das águas”.

Fonte: Portal Mariliense / Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Comentários

Mais vistos