MATRA e Conselho de Maçons enviam ao Prefeito sugestões para melhorar o trânsito de Marília
Na busca de oferecer sugestões para a melhora do trânsito na cidade, a MATRA e o Conselho de Maçons de Marília têm realizado ações a fim de encontrar alternativas rápidas e viáveis. Em setembro, as entidades realizaram uma plenária sobre Mobilidade Urbana, a qual contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas.
Durante a explanação foram debatidas as atuais dificuldades de mobilidade urbana, que compreende o trânsito de pessoas e veículos; a má qualidade e alto custo do transporte coletivo; o alto número de acidentes de motos e as alternativas de prevenção de acidentes e diminuição das fatalidades, dentre outros assuntos.
Também foi discutido o fato de a Lei nº 12.587/2012, que instituiu a política Nacional de Mobilidade Urbana, ter obrigado as cidades com mais de 20 mil habitantes a elaborar um Plano de Mobilidade Urbana até 2015, o qual pode contar com a participação da sociedade civil.
Assim, a MATRA e o Conselho de Maçons enviaram à Administração Municipal uma série de ideias para aprimorar a circulação de veículos e pessoas em Marília e contribuir na elaboração deste plano. As medidas requerem uma mudança na estrutura geral do transporte coletivo e individual na cidade, exigindo para sua implantação o cumprimento de planejamento estratégico. Confira abaixo as sugestões oferecidas ao Prefeito de Marília:
1 – Criar uma Comissão Municipal de Prevenção de Acidentes com Motos, presidida pela autoridade local de trânsito e composta por gestores públicos, usuários de motocicletas, Ministério Público Estadual e Federal e representantes da sociedade civil;
2 – Priorizar os modos de deslocamento de pedestres, de transportes não motorizados e do transporte público coletivo com implementação de restrições, calçadão e outras medidas restritivas de circulação individual no centro;
3 – Punir severamente quem não respeitar as faixas de pedestres;
4 – Desenvolver sistema de transporte coletivo eficiente (não apenas a presença de duas empresas atuando de forma desarticulada);
5 – Tornar o transporte coletivo mais atraente do que o transporte individual, tendo como meta ampliar os horários que os ônibus passam nos pontos;
6 – Considerar o “modo a pé” como prioritário nas políticas públicas em distâncias pequenas e médias;
7 – Criar várias ciclovias e ciclo faixas, assim como infraestrutura de apoio necessária para a realização destes deslocamentos como sinalização, iluminação e segurança;
8 – Criar ou ampliar rede de transporte de alta e média capacidade, tronco alimentada, de elevado padrão de serviço, que garanta velocidade e conforto aos usuários;
9 – Criar uma rede de transporte tronco, utilizando o leito da ferrovia, criando um metrô de superfície, ligado por ônibus aos bairros.
10 – Sincronizar semáforos de modo que permita um tráfego contínuo nas avenidas;
11 – Reverter a tendência de uso do automóvel, diminuindo seu uso em médio e longo prazo;
12 – Planejar as mãos de direção e sentido único com estacionamento só de um lado para melhorar o fluxo de veículos nos corredores de entrada e saída de centro para os bairros e vice-versa.
13 – Determinar em vias de escoamento rápido em horários de pico a proibição de estacionamento entre 17h e 19h;
14 – Estimular a construção de estacionamentos verticais, públicos ou particulares no centro da cidade.
15 – Remodelar todos os acessos da Rodovia do Contorno, colocar tachões e tachinhas para conter velocidade de acessos e colocar lombadas e sinalização visual;
16 – Priorizar a pintura de faixas e sinalização;
17 – Criar ou instalar bolsões para estacionamento de motos nas proximidades dos cruzamentos onde a visão do condutor é dificultada pela presença de veículos estacionados;
18 – Terminar a construção da Rodovia do Pombo, ligando o centro de Marília à Rodovia do Contorno.