Moradores da zona leste reclamam de água com mau cheiro e amarelada
Moradores de bairros da zona leste da cidade usaram grupos de whatsapp e redes sociais para reclamar da qualidade da água que sai das torneiras das residências. Eles relatam, inclusive com imagens em vídeo, que a água está amarelada e com odor.
“A água que o Daem vem oferecendo nos últimos dias está fétida, com turbidez anormal, e continua com aparência de estar imprópria para uso, mesmo depois de passar por filtro, pós cavalete de entrada, filtro pós caixa d’água e filtro convencional de barro”, informou a denúncia, que foi publicada na edição desta sexta-feira (11) do Jornal da Manhã.
Segundo o morador, a situação pode trazer ‘consequências trágicas para as famílias” e é necessário intervenção urgente do poder público. “Agua é alimento, precisa ser saudável. Inadmissível uma situação dessas. Pagamos impostos! Precisamos ser tratados com respeito”, disse. A denúncia foi encaminhada para o Ministério Público, na Promotoria do Meio Ambiente e também para Cetesb.
Recentemente ambientalistas da ONG Origem de Marília denunciaram o despejo de esgoto em área de nascente próxima a represa Cascata, que é responsável pelo abastecimento de parte da zona leste da cidade. Os moradores temem que a má qualidade da água que estão recebendo nas torneiras seja reflexo da contaminação por esgoto na Cascata.
A reportagem do Jornal da Manhã encaminhou questionamento ao Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) mas não obteve resposta.
O assunto repercutiu também em outros veículos de comunicação:
A Matra vem alertando há muito tempo sobre a maneira irresponsável com que o Departamento vem sendo administrado com o objetivo de inviabilizá-lo e, assim, garantir a concessão:
*Fonte: Jornal da Manhã e Giro Marília.
**Imagem meramente ilustrativa.