Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

O DAEM ESTÁ NA UTI! E O PREFEITO SÓ CONSEGUIU FAZER O QUE FEZ COM O APOIO DA MAIORIA DOS VEREADORES.

21 de julho de 2024 - 06:00

“A concessão do DAEM tem cheiro de corrupção”. A frase que foi dita pelo Prefeito, Daniel Alonso, durante campanha eleitoral, bem antes de se eleger, e que pode ser conferida novamente no vídeo acima, ainda ecoa nas ruas de Marília. Afinal, quanto mais avança o processo para a concessão do Departamento de Água e Esgoto, mais difícil fica para a população “engolir” a falácia de que o problema do DAEM se resume à falta de investimentos e que a concessão seria a única solução para o problema da falta de água na cidade.

O pior, é que mesmo com o Prefeito dizendo o que disse e ainda registrando em cartório, tudo divulgado por ele mesmo por meio de vídeo, no qual mostrou o documento se comprometendo com a população a jamais vender, privatizar ou conceder o DAEM à iniciativa privada, bastou ele ser eleito para “mudar de ideia” e obter, sem nenhum questionamento por parte da maioria do legislativo, o apoio necessário. O Prefeito nem ao menos apresentou publicamente uma justificativa plausível para essa “mudança de pensamento” – se é que mudou mesmo (o pensamento). Mas a maioria dos vereadores parece não estar preocupada com isso.

E aí a população pergunta nas ruas: Qual o cheiro da concessão do DAEM agora, no atual governo? Do ponto de vista econômico, o cheiro é péssimo! Mas do ponto de vista humano é pior ainda.

Com a proposta absurda apresentada pelo consórcio de empresas (o único que participou da licitação), que corresponde a míseros 17% do valor previsto no edital, o DAEM não terá os investimentos necessários durante os 35 anos da concessão e, por isso, FOI PARAR NA UTI, está entubado, agonizando nas mãos de uma Administração Municipal que não pode simplesmente ignorar o princípio da INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO. E os vereadores continuarão só observando?

Para salvar o DAEM é preciso que essa proposta absurda seja rejeitada pela Comissão Julgadora da Licitação e que o processo para a concessão da DAEM seja interrompido imediatamente. A MATRA está lutando com todas as forças em defesa do interesse público. Mas se os vereadores, que foram eleitos para representar os interesses da população e FISCALIZAR os atos do Executivo, fizerem a parte deles, o DAEM poderá se recuperar e sair da UTI muito mais rápido.

Saiba, cidadão, que o Prefeito só pôde chegar até aqui com a concessão (mesmo diante de tantas irregularidades já apontadas pela MATRA e por várias empresas que também acionaram a Justiça e o Tribunal de Contas do Estado), com o apoio da maioria dos vereadores. Sem a aprovação deles (que aparecem nas fotos abaixo), o processo de concessão não teria nem começado, ou teria sido interrompido, quando tiveram mais uma chance de defender a população e desperdiçaram, ao rejeitarem, por dez votos a três, a proposta de revogação da Lei que autorizou a concessão do DAEM e criou de maneira irregular a agência reguladora (isso foi no dia 20 de maio deste ano). Apenas os vereadores Eduardo Nascimento, Agente Federal Júnior Féfin e Danilo Bigeschi, votaram a favor da população, pela revogação da Lei.

O que a maioria dos vereadores vai fazer agora em defesa do DAEM que está agonizando, com o risco de ser concedido sem o compromisso dos investimentos necessários? NADA?

Fique atento cidadão! Alguns tipos de políticos sempre apostam na memória curta do eleitor. Não permita que eles continuem com esse tipo de aposta imoral e indecente.

Defenda a sua cidade. Porque Marília tem dono: VOCÊ!

Relembre também:

*imagens meramente ilustrativas.

**Vídeos: reprodução INTERNET (You Tube) – o vídeo de capa deste artigo foi utilizado na campanha eleitoral do então candidato Daniel Alonso e foi reproduzido na íntegra, como está disponível na Internet, sem edição pela MATRA.

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

ABSURDO! INVESTIMENTOS NO DAEM PODEM NÃO CHEGAR A 17% DO ESTABELECIDO NO EDITAL DA CONCESSÃO.

EM DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO, MATRA RECORRE MAIS UMA VEZ À JUSTIÇA PARA TENTAR BARRAR A HOMOLOGAÇÃO DA CONCESSÃO DO DAEM.

IRREGULARIDADE GRAVÍSSIMA NA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA REGULADORA LEVA À 2ª AÇÃO CIVIL PÚBLICA DA MATRA CONTRA A CONCESSÃO DO DAEM.

 

 

Comentários