Prefeitura confirma 6ª morte por Dengue em Marília. Em 85 dias, número de casos confirmados passa de três mil.
A Secretaria da Saúde de Marília confirmou ontem (01 de abril), o 6º óbito em decorrência da dengue no Município. Em nota a administração municipal, que instituiu o comitê de enfrentamento da doença para conter a epidemia, lamentou a perda e informou que a vítima foi uma idosa, de 86 anos, com histórico de Doença Cardiovascular Crônica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A nota afirma ainda que “diferentemente do que consta no painel da dengue monitorado pelo Governo do Estado de São Paulo, que aponta 7 mortes por dengue na cidade, o Município esclarece que, a 7ª morte atribuída pelo Estado corresponde à uma adolescente que era moradora de Marília, mas contraiu a doença em Bariri e veio a óbito após internação em uma instituição hospitalar de Jaú”.
Um reportagem publicada no último dia 31 de março no Jornal Cidade aponta que a cidade enfrenta um preocupante aumento no número de casos de dengue, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em apenas 85 dias, foram registrados 3.389 casos da doença, com uma média assustadora de trinta e nove novos casos por dia. Esse número representa um crescimento substancial em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando apenas 254 casos foram confirmados.
A reportagem também ressaltou que para conter a propagação do vírus, medidas preventivas são fundamentais. A população deve estar engajada na eliminação de focos de água parada, uso de telas em janelas, descarte adequado de pneus, colocação de areia nos pratinhos das plantas, limpeza regular das calhas e garantia de que caixas d’água estejam sempre fechadas e higienizadas.
Mas é imprescindível que o Poder Público faça a parte dele.
Veja o que a MATRA publicou sobre o assunto em artigo recente:
*Com informações da Prefeitura e do Jornal Cidade de Marília.
**Imagens meramente ilustrativas.