Notícias

Busca

MATRA

Sem acordo lixo hospitalar não é recolhido há mais de uma semana em Marília

08 de fevereiro de 2017 - 10:36

Os hospitais de Marília estão há nove dias sem a coleta do lixo hospitalar, que se acumula no depósito, onde já não há mais espaço. O mau cheiro é um dos menores problemas diante do risco desse tipo de resíduo, de alta contaminação. O HBU (Hospital Beneficente Unimar) só foi avisado ontem da decisão da Prefeitura de suspender o serviço.
O trabalho era feito por empresa contratada pela Administração Municipal, mas a última coleta foi cumprida no dia 30 de janeiro. Sem qualquer aviso, o recolhimento simplesmente parou, o que foi considerado inadmissível pela gestão do HBU, que só soube da suspensão ontem.
“Estávamos aguardando a coleta e nos preocupando com o atraso. Só fui informada da suspensão do serviço porque entrei em contato com a Secretaria do Meio Ambiente. A coleta simplesmente deixou de ser feita sem qualquer ofício, nem mesmo um aviso verbal”, lamentou a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva.
Segundo a gestão do Hospital Beneficente Unimar esse tipo de decisão teria que ter sido comunicada antecipadamente para que as instituições hospitalares de Marília pudessem tomar as medidas necessárias. “Esse acúmulo de lixo e essa urgência nos trazem outro problema. As empresas podem para impor preços abusivos”.
Somente ontem à tarde a Prefeitura agendou uma reunião com os hospitais, após nove dias de suspensão da coleta e depois da contrariedade demonstrada pelas instituições. A Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública informou que “o recolhimento do lixo hospitalar foi suspenso pela empresa em consequência de dividas deixadas pela gestão municipal passada”. A Prefeitura e a empresa estão em tratativas para a retomada dos serviços.

 

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos