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Superintendente do HCFAMEMA participa de reunião na Matra e confirma fila para atendimento na Rede Lucy Montoro

29 de agosto de 2023 - 12:28

A Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libânio, esteve nesta terça-feira (29) na Matra, acompanhada de uma Assessora Técnica, a enfermeira Priscila, à convite da própria OSCIP Matra, para passar informações sobre os atendimentos prestados na unidade de Marília da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, voltada à reabilitação de pacientes com mobilidade reduzida e o fornecimento de equipamentos para pessoas com deficiência.

Segundo a Dra. Paloma, atualmente a unidade de Marília, que é referência para 62 municípios da região, com um público estimado em um milhão e duzentas mil pessoas, tem à disposição um orçamento anual de R$ 330 mil para aquisição de materiais como órteses, próteses, cadeiras de rodas, de banho e andadores, além de R$ 76.900,00 por ano para manutenções e reparos em equipamentos já fornecidos.

Diante do atual cenário, o Centro de Reabilitação conta com uma fila de 267 pacientes, que aguardam a compra de 413 equipamentos. Outros 510 pacientes aguardam por 873 equipamentos que já foram comprados, mas que ainda não foram entregues (o número de equipamentos é maior do que o de pacientes porque alguns pacientes necessitam de mais de um equipamento ao mesmo tempo, de acordo com a prescrição médica).

Durante a reunião outros assuntos foram abordados, sempre com o foco na aplicação dos recursos públicos na área da saúde. Mas chamou a atenção o fato de, diante do orçamento reduzido, o Centro de Reabilitação ter uma fila de mais de mais de 260 pacientes, com mais de 400 equipamentos a serem comprados, o que resulta em um tempo médio de espera de 250 dias (mais de oito meses) para o atendimento dos pacientes (a partir da prescrição médica), segundo dados informados pela própria Superintendente do Complexo HCFAMEMA, do qual o Lucy Montoro faz parte em Marília.

A Matra solicitou a reunião diante do relato de familiares de pacientes que apontaram o longo tempo de espera pelo fornecimento dos equipamentos (pagos com dinheiro público), o que causa prejuízos aos pacientes.

Embora a Dra. Paloma Libânio tenha informado que pretende zerar esta fila até o final do ano com a obtenção de uma emenda parlamentar (dinheiro público repassado diretamente às entidades por intermédio de deputados), a Matra analisa a situação para colaborar com a busca por mais recursos do Governo do Estado para o pronto atendimento desses pacientes, como ocorreu em 2020 quando, após o envio de representações pela Matra, a Justiça determinou a compra, pelo Governo do Estado, de um novo equipamento de Ressonância Magnética para o HC, já que o antigo estava quebrado há muito tempo e naquele momento havia uma fila de mais de 1.400 pacientes aguardando pelo exame. Saiba mais sobre esse caso no link abaixo.

Ainda durante a reunião, a Superintendente do HCFAMEMA informou que os pacientes que aguardam o fornecimento de equipamentos na Rede Lucy Montoro em Marília, podem obter informações sobre o processo e o andamento da fila, ligando para a unidade.

Contatos

E-mail: adm@lucymontoromarilia.org.br

Telefone: (14) 3434-2535

A Matra divulga as informações em defesa da transparência e da boa aplicação dos recursos públicos. Em breve voltaremos ao assunto.

DEPOIS DE DENÚNCIA DA MATRA, AÇÃO DO MP E DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA, HC INAUGURA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.

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