Ao completar 18 anos de trabalho voluntário em defesa da transparência nos gastos públicos e no combate à corrupção em Marília, a OSCIP MATRA (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos ou político-partidários, Marília Transparente), parte para uma nova fase e comemora o reconhecimento obtido por uma grande parcela da sociedade.
Recentemente, o trabalho desenvolvido pela MATRA serviu de inspiração também para peças publicitárias, em um concurso tradicional, realizado há 15 anos, pelo curso de Publicidade e Propaganda da UNIMAR (Universidade de Marília).
Todos os alunos dos quatro anos do curso foram convidados a participar do Prêmio Unimar Conexão Social, e o resultado foi espetacular. Veja as peças publicitárias produzidas no site da MATRA.
“O objetivo desse prêmio é estimular o talento criativo dos nossos alunos, trabalhando, principalmente o senso de responsabilidade social, ética e cidadania, valores essenciais dentro do perfil de um profissional de comunicação”, disse Débora Otoboni, Coordenadora do Curso.
Os alunos criaram vídeos, cartazes e posts para as redes sociais, destacando os VALORES defendidos pela MATRA, a cidadania e a importância do envolvimento da sociedade na busca por uma cidade mais próspera e justa para todos.
“Na condição de membros da MATRA, nos sentimos muito honrados com o convite que recebemos da coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, para participarmos da escolha das peças gráficas e de audiovisual elaboradas pelos alunos, tendo como tema as atividades que a OSCIP vem desenvolvendo, com sucesso, há 18 anos”, ressaltou Júlio da Costa Barros, Procurador Federal aposentado e integrante do corpo jurídico da MATRA.
“Pudemos observar que os trabalhos apresentados são de notável qualidade e que nos serão muito úteis. É muito bom ver jovens interessados em temas como cidadania, combate à corrupção, etc. Isto renova as nossas esperanças de que dias melhores virão. Parabéns à UNIMAR! Parabéns aos organizadores do concurso”, completou o integrante da MATRA.
Para os alunos, a experiência também foi enriquecedora.
“Foi uma experiência incrível! Participei pela primeira vez junto com outros amigos, tendo a oportunidade de conhecer o lado criativo de cada um e de entidades como a MATRA”, disse Andressa Aparecida Sobrinho Ribeiro, aluna do 2° ano da Faculdade de Comunicação Social aplicada à Publicidade e Propaganda da UNIMAR.
“Eu não conhecia o trabalho da MATRA e, apesar de morar em outro município da região, achei muito interessante o que os voluntários desta OSCIP fazem aqui em Marília, trazendo transparência, muitas informações relevantes aos moradores e dando voz a muitas pessoas que não teriam a mesma força se estivessem sozinhas”, concluiu a estudante que conquistou, em grupo, dois segundos lugares no concurso com um cartaz e um vídeo institucional.
“Nós entendemos que o mercado hoje quer um profissional que tenha essas experiências, então valoriza muito o curso ter isso de forma institucionalizada, porque ajuda na formação do profissional. Os trabalhos foram muito bons, focados no objetivo que a MATRA passou e as peças produzidas nos deixam orgulhosos, tanto do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos, quanto pela MATRA em Marília”, concluiu a professora Débora Otoboni, da UNIMAR.
“Ver algo realizado sempre nos dignifica cito, como exemplo, a Praça São Bento, que estava abandonada e foi restaurada por uma iniciativa da MATRA junto ao Ministério Público e o Judiciário, que obrigou a Prefeitura a fazer os reparos no espaço público. Mas ver o reconhecimento por parte da Professora Débora Otoboni, juntamente com seus alunos, que realizaram um trabalho de pesquisa e produziram belos vídeos e cartazes, representou para todos nós da MATRA, sem falsa modéstia, um orgulho muito grande, mas também um incentivo para que, cada vez mais e voluntariamente, nos esforcemos para uma Marília sempre melhor para todos”, disse Edgar Candido Ferreira, Vice-Presidente da MATRA.
Não por acaso, a MATRA difunde há quase duas décadas o conceito de que todos precisamos estar atentos à coisa pública e participar, na medida do possível.
Quando a sociedade compreender que o que é público é de TODOS e parar de tratar como se não fosse de NINGUÉM, muita coisa vai melhorar.
Lembre-se, cidadão, que Marília tem dono: VOCÊ! E a MATRA está aqui para lutar para que permaneça assim.











