Após a inauguração da UPA, o que deve acontecer nesse semestre, o PA da zona norte será desativado e o prédio voltará a ser ocupado pela UBS Santa Antonieta. A unidade deixou o Pronto Atendimento há aproximadamente cinco anos e funciona em uma casa adaptada desde então.
A empresa Aquarius, responsável pela construção da UPA, entregou a obra finalizada no mês passado, mas o prédio ainda precisa de equipamentos e profissionais pra começar a funcionar. A Secretaria Municipal da Saúde aguarda a vistoria do Ministério da Saúde, que financia a unidade, para a liberação de mais recursos.
Localizada na rua João Caliman, n° 110, no Parque das Nações (zona norte), a Unidade de Pronto Atendimento porte III vai substituir o PA Norte, só que em maiores proporções de espaço, equipe e capacidade. A UPA porte III é para cidades com 200.001 a 300 mil habitantes. Tem área prevista de 1.300 m² e comporta até 450 atendimentos/dia, devendo ter mínimo de 15 leitos de observação e seis médicos por plantão.
O PA Norte atual da rede municipal mantém quatro médicos plantonistas por vez. A Unidade de Pronto Atendimento de Marília tem aproximadamente 1.800 m² e 50 salas. Após a sua abertura, o PA Norte, na rua Guiomar Novaes, n° 91, será desativado e o prédio voltará a pertencer a Unidade Básica de Saúde Santa Antonieta. Quando o PA Norte passou a funcionar em espaço anexo à UBS, o local foi chamado de UAS Santa Antonieta (Unidade Avançada de Saúde), englobando os dois serviços.
No entanto, em função do fluxo de pacientes, o PA precisou do prédio todo e a UBS foi transferida para uma casa, há algumas quadras de distância, improvisada para o serviço. Com o retorno ao prédio original, a população do Jardim Santa Antonieta e adjacências vai ganhar mais salas e melhor logística de atendimento porque o imóvel tem estrutura maior e mais apropriada. Como a UPA fica na zona norte, o PA da zona sul continuará funcionando normalmente, porém não em caráter 24 horas por enquanto.