Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

APÓS ACIDENTE COM MOTOCICLISTA, MATRA COBRA AGILIDADE NA SOLUÇÃO DOS FIOS SOLTOS EM POSTES PELA CIDADE

11 de junho de 2023 - 06:00

Um ano depois da abertura de uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público (após o envio de uma representação pela Matra), contra a Prefeitura e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), os transtornos e o risco à população causados pela grande quantidade de fios soltos em postes, continuam sem solução em vários locais pela cidade.

O caso ganhou ainda mais importância e urgência depois de um acidente com um desses cabos, registrado no início deste mês, na zona norte de Marília. Uma motociclista ficou gravemente ferida ao atingir um cabo solto enquanto trafegava de moto no bairro Marina Moretti.

Conforme foi noticiado pela imprensa, a vítima, de 24 anos, saiu para ir à farmácia comprar remédios para o filho, quando o vento jogou na pista um fio que estava pendurado em um poste. A motociclista não conseguiu desviar e sofreu um corte enorme no rosto. Ainda de acordo com as informações divulgadas pela imprensa, por pouco o fio não cortou o pescoço da jovem, o que poderia ser fatal.

O que causa revolta, não apenas para a vítima e seus familiares, mas para toda a sociedade, é que o acidente poderia ter sido evitado se houvesse a devida manutenção por parte das empresas responsáveis pela utilização dos postes para o fornecimento dos serviços de energia, telefonia, internet e TV por assinatura e, principalmente, FISCALIZAÇÃO por parte da Prefeitura.

A atuação da Matra

Desde novembro de 2021 a Matra busca maneiras de resolver o problema, cobrando as ações necessárias das autoridades competentes.

Em junho do ano passado, após o recebimento de uma representação pela Matra, o Ministério Público abriu uma Ação Civil Pública, que resultou depois de três pedidos de prazo protocolados pela CPFL (que é responsável pela utilização dos postes em vias públicas), em um ACORDO, firmado no dia 30 de maio deste ano, entre a Prefeitura e a Concessionária de Energia.

Neste acordo ficou estabelecido que a CPFL e a Prefeitura de Marília vão instituir medidas de inspeção dos cabos instalados nos postes de energia elétrica do Município e fazer a notificação das empresas que fazem o uso compartilhado dos postes de maneira irregular.

Para isso a cidade foi dividida em nove setores. O prazo estabelecido para que as irregularidades sejam sanadas é de 150 dias (5 meses), a partir da data da notificação. E caberá à CPFL a verificação se as providências necessárias foram de fato tomadas, sob pena de multa mensal de R$ 10 mil. Após a inspeção de toda a rede na cidade, a CPFL encaminhará um relatório para a Prefeitura que fará o acompanhamento e a fiscalização das atividades previstas em um Plano de Ação, no qual ficou estabelecido que em um prazo máximo de quatro anos, TODAS as fiações presas em postes de TODAS AS RUAS DA CIDADE serão vistoriadas e terão as irregularidades corrigidas.

O pedido de urgência

Embora o acordo tenha sido firmado há menos de duas semanas, a Matra já encaminhou um novo ofício ao Ministério Público, informando sobre o acidente recente com a motociclista (o que demonstra a gravidade da situação), com pedido de urgência no cumprimento das medidas estabelecidas nos autos, para adequar o quanto antes a fiação de cabos elétricos nos postes, haja vista que a fiação solta têm tomado grandes proporções e um enorme risco à segurança dos munícipes. Veja fotos e mais informações sobre o assunto no site da Matra, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos ou político-partidários, que vem demonstrando que quando pessoas comuns da comunidade se unem para lutar pelos seus direitos e FISCALIZAR as ações do Poder Público, quem ganha é a própria sociedade.

Fique atento cidadão, porque Marília tem dono: VOCÊ!

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

DEZ MESES DEPOIS DA ABERTURA DE AÇÃO CONTRA A PREFEITURA E A CPFL, FIAÇÃO SOLTA NOS POSTES AINDA PREOCUPA E REPRESENTA RISCO À POPULAÇÃO

PERIGO NAS ALTURAS! MATRA DENUNCIA RISCO DE ACIDENTES COM FIAÇÃO IRREGULAR EM POSTES PELA CIDADE

APÓS REPRESENTAÇÃO DA MATRA MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CIVIL PARA APURAR RISCOS E RESPONSABILIDADES POR FIOS SOLTOS NOS POSTES

*Fotos: Fábio Rosa (imagens meramente ilustrativas).

Comentários

Mais vistos