Frequentemente, a MATRA alerta a população sobre as elevadas despesas da Prefeitura com publicidade. Apesar de a Administração afirmar que a arrecadação municipal está diminuindo, ocasionando frustração de receitas, os gastos com propaganda institucional só aumentam.
Segundo pesquisa realizada pela MATRA no Portal da Transparência do site da Prefeitura, os gastos com publicidade alcançaram os seguintes valores:
2012 = R$ 1.404.189,01
2013 = R$ 1.049.406,20
2014 = R$ 1.952.067,14
2015 = R$ 2.100.847,20
2016 = R$ 711.960,60 (Até 22/03/2016)
Se os gastos continuarem nesta média, em 2016 as despesas com publicidade serão de R$ 3.169.085,00. Vale lembrar que se trata de ano eleitoral.
Para ter uma ideia do aumento crescente dos gastos com publicidade, de 2013 para 2014, as despesas cresceram 86,02%. Este valor quase dobrou em relação ao ano anterior, sendo que a inflação no período foi de 5,91%.
Em 2015, essas despesas aumentaram 7,62% quando a inflação foi de 6,41%. Em 2016, se as despesas com publicidade seguirem a média do ano até agora, os gastos mais que dobrarão nos três anos. Nesse caso, as despesas serão de 129,40% a mais.
Este fato é preocupante diante da informação oficial de que a Administração tem realizado estudos para cortar gastos. Durante a última audiência pública da Fazenda, realizada no dia 25 de maio, o chefe da Pasta afirmou que possivelmente haverá cortes de verbas nas áreas da saúde e educação. Se realmente a Prefeitura analisa meios para diminuir as despesas públicas, então deve reavaliar os gastos com publicidade.
O que também chama a atenção são as propagandas espalhadas pela cidade por meio de banners com os dizeres “com você” e o logo da Prefeitura. Além desse material, a Prefeitura ainda tem feito publicações em jornais e redes sociais anunciando outro site de notícias sobre os feitos da gestão atual. Porém, a Administração possui um site próprio para divulgação dos feitos do governo.
Por isso, a MATRA questiona: quanto realmente custará para cada cidadão os gastos com publicidade, já que o excesso de propaganda sobre as ações do governo poderão, inclusive, causar cortes de verbas em áreas realmente importantes para a população?