Escritor e integrante da MATRA lança livro “Marília: 95 anos de progresso”
O escritor Celso Cezário Motta, fará hoje (07), às 16h30, o lançamento do livro “Marília: 95 anos de progresso”, que apresenta histórias e personagens que fazem parte da história do Município.
O lançamento será na Biblioteca da Câmara Municipal, que fica na Rua Carlos Gomes, 213.
De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, a publicação é fruto de muita pesquisa iniciada há alguns anos. O autor busca registrar fatos marcantes, destacando a importância dos pioneiros radicados na cidade.
“Parabenizo o escritor Celso pela importante publicação. Marília é uma cidade jovem, com sua história sendo construída a cada dia. Destaco aqui a importância do resgate e divulgação da história, que conta com acontecimentos marcantes, com pioneiros que batalharam pela construção e crescimento da cidade símbolo de amor e liberdade”, disse o Secretário da Cultura André Gomes.
Segundo o autor, a ideia de escrever um livro sobre a história de Marília surgiu quando ele trabalhava como office boy na Agência Chevrolet, que ficava na Rua Coronel Galdino de Almeida. “Na Agência Chevrolet ganhei uma revista antiga das muitas que existia em um depósito. Ao folheá-la gostei dos artigos e fotos de pessoas que aqui viveram e trabalharam por volta dos anos 1923 a 1929, as primeiras lojas do comércio, e notei que esses personagens que ajudaram a fundar a cidade já estavam sendo esquecidos pelos atuais moradores”, conta Celso.
Em 1999 o autor fez uma pesquisa no Museu Histórico de Marília, quando era localizado na Rua Yara Clube. Continuou a pesquisa na Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal, com ajuda da então Bibliotecária do local Wilza Mattos, acessando os jornais Correio Mariliense.
“Após as pesquisas bibliográficas, percorri os cinco distritos da cidade em busca de informações, entrevistando os moradores mais antigos da cidade”, disse o autor.
Foi então que publicou o primeiro livro: “Marília: 80 anos de progresso”, tendo sua primeira edição com capa azul, cor da bandeira do município. No ano seguinte, uma Lei Municipal determinou que a cor da bandeira voltasse à cor original – vermelha; por esta razão realizou outra publicação do livro em 2010, com a cor vermelha.
“Agora fiz essa publicação, quinze anos depois, melhorada e com atualizações nos dados estatísticos de Marília, com o título: ‘Marília: 95 anos de Progresso – História e Personagens”, explica.
O autor
Celso Cezário Motta nasceu na cidade de Lins/SP. Mudou-se para Marília, juntamente com seus pais, aos cindo anos, onde reside até hoje. Atuou em diversas atividades, como comércio de autopeças, escritórios de contabilidade, Imobiliária, Despachante Policial, Advocacia, além do cargo de Agente Fiscal de Rendas.
Atualmente também ocupa o cargo de primeiro Secretário da OSCIP MATRA (Marília Transparente).
*Fonte: Secretaria Municipal da Cultura.
**Imagens meramente ilustrativas.