Em uma ação coordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, hoje (30/3), fiscalização para vistoriar, de forma surpresa e concomitante, 443 unidades de Saúde localizadas em 237 municípios paulistas.
A ação teve como foco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas no interior, litoral e na região metropolitana. A ação envolverá o corpo de 448 Agentes da Fiscalização.
O objetivo é verificar as condições estruturais nas unidades: obras incompletas, faixa de cobertura populacional, instalações e equipamentos obrigatórios, falta e/ou desperdício de medicamentos, exames, métodos contraceptivos e vacinas.
A fiscalização também busca identificar se há problemas de gestão (gerenciamento): dificuldade para agendamento ou encaminhamento de pacientes a serviços referenciados, ausência de dados da produção e não disponibilização de sistemas de informações obrigatórios.
Em Marília 8 (oito) USF foram fiscalizadas:
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA AEROPORTO
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JARDIM CAVALARI
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JARDIM MARÍLIA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA LÁCIO
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PALMITAL
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SANTA PAULA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA TRÊS LAGOS
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VILA HÍPICA
Após validação dos dados, o TCE vai gerar um relatório preliminar, com a compilação de dados e imagens.
A Record TV Paulista, ouviu o Diretor Regional do TCE em Bauru, José Paulo Nardone, em entrevista exibida ao vivo no Balanço Geral, antes da conclusão da fiscalização. Ele falou sobre esse trabalho e apresentou os resultados inciais obtidos. Veja no vídeo acima.
*Fonte: TCE e Record TV paulista.