Após a eleição do novo presidente da Câmara, Yoshio Takaoka, o atual presidente, Eduardo Nascimento, seguindo a vontade popular, declarou: “Quero avisar à população mariliense que vocês terão um Natal tranquilo, porque a Câmara de Marília não vai votar o aumento do IPTU e a criação da taxa do lixo este ano”.
Nascimento já havia se comprometido a não votar os polêmicos projetos em sessão extraordinária antes do recesso. Entretanto, com esse anúncio, o presidente garantiu que não irá votá-los nem mesmo se o Prefeito convocar uma sessão para esse fim.
Em entrevista à MATRA, Nascimento manteve a posição e afirmou: “Nem que eu tenha que passar por cima do Regimento, da Lei Orgânica, eu não vou convocar uma extraordinária para votar esses assuntos”, deixando claro que manterá a vontade do povo a cima do desejo da Administração.
O vereador Wilson Damasceno disse confiar na palavra de Nascimento. Segundo Damasceno, com essa atitude, Nascimento estará honrando o compromisso firmado com a oposição, que votou no candidato à presidência indicado por Nascimento, o vereador Pedro do Gás, pois esse teria se comprometido em não aprovar os projetos.
A assessoria de imprensa da prefeitura, ao ser questionada sobre a posição do Prefeito a respeito do assunto, não respondeu até o fechamento desta matéria.